no projetor: os vencedores do quati de ouro 2013

tive quase um ano e dez meses para ver os filmes e decidir os vencedores, mas não teve jeito: nem mesmo o tempo alongado de digestão me ajudou a definir quem deveria ganhar o quati de ouro do último ano. a força dos candidatos todos, especialmente duns três que protagonizaram a disputa com mais vigor, me levou a tomar a decisão no ultimíssimo minuto, durante a própria cerimônia em que comemorei o prêmio junto com amigos.

a vitória foi de quem me pegou mais em cheio: cru, íntimo e sem rumo, o vencedor me pegou desprevinido e me jogou longe (e, à vez, pertíssimo). de novo, só o tempo vai me ajudar a entender se a decisão foi a mais cabida, mas já me fica claro que são esses solavancos súbitos que mais me costumam interessar na arte.

sem mais, os ilustres vencedores do quati de ouro, definidos a partir dessa seleção prévia de indicações, são:

fotografia


darius khondji, era uma vez em nova iorque

cena


acerto de contas, era uma vez em nova iorque

trilha original


robin coudert, grand central

montagem


marília moraes e tina baz, elena

ator coadjuvante


bruce dern, nebraska

roteiro adaptado


julie delpy, ethan hawke e richard linklater, antes da meia-noite

filme de estreia


elena, de petra costa

atriz coadjuvante


scarlett johansson, ela

roteiro original


spike jonze, ela

ator principal


leonardo dicaprio, o lobo de wall street

elenco


era uma vez em nova iorque

atriz principal


cate blanchett, blue jasmine

direção


petra costa, elena

filme


elena, de petra costa

This entry was posted in Arte, Listas, No projetor. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

